Uma palavra que será muito citada aqui no blog é NUTRACÊUTICO. Mas, afinal, o que é isso?
O termo NUTRACÊUTICO vem da junção de “Nutriente” + “Farmacêuticos”. São substâncias – nutrientes – presentes em alimentos que trazem benefícios à saúde; que possuem ação na prevenção e tratamento de doenças. Estas substâncias podem ser vitaminas, minerais, proteínas, gorduras, enzimas e até fibras.
Hipócrates (460 – 370 AC), certamente mediante suas observações de que alguns alimentos promoviam uma melhoria na saúde, já fez a seguinte afirmação: “Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio“.
Nem precisaríamos ir tão longe para perceber a importância de hábitos alimentares saudáveis. Basta lembrar das dicas de alimentos e chás, passadas de geração para geração dentro de nossa própria família.
O termo nutracêutico ainda não possui uma definição técnica regulamentada por órgãos como FDA ou Anvisa, mas vem sendo muito utilizado por pesquisadores no sentido de relacionar os alimentos com suas propriedades preventivas e curativas.
–> Importante salientar que após a observação de hábitos de vida e alimentares de um grupo de pessoas, muitas pesquisas são feitas até se chegar a uma substância isolada, o nutracêutico, que traz o benefício X ou Y para a saúde. Assim, podemos nos beneficiar destas substâncias através de comprimidos, cápsulas, xaropes, ou outras formas farmacêuticas. <–
A verdade é que ainda há muita coisa a aprender, pesquisar e validar no campo dos nutracêuticos e devemos estar de olhos bem abertos, pois a medicina está cada vez mais evoluindo no sentido de tratar o paciente como um todo, não somente o sintoma e os nutracêuticos tem muito a contribuir nesse sentido.
Por Graziella Hertzog – Farmacêutica